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11 Motivos pra começar hoje mesmo a fazer Pilates!

Atualizado: 27 de Out de 2019

Modalidade conhecida como forma eficaz de fisioterapia e exercícios posturais, Pilates conquista novos adeptos em busca de benefícios para o corpo e mente.


Tido por muitos como uma modalidade exclusiva para quem possui problemas posturais e patologias ortopédicas, nos últimos anos, a pratica do Pilates tem conquistado novos adeptos que estão em busca dos inúmeros benefícios que os exercícios oferecem para o corpo e a mente.


Para entender melhor esse novo hábito de consumo, e saber mais sobre os benefícios que a modalidade oferece, conversamos com Fernanda Moura, fisioterapeuta com vasta experiência na área, e sócia-fundadora do Fernanda Moura Studio de Pilates, uma das referências na modalidade em Osasco e Região.


Segundo Fernanda, tem crescido o número de pessoas que buscam no Pilates uma alternativa para as tradicionais academias. “Muitos veem até nós procurando por um algo mais do que as academias oferecem. Com nosso atendimento individualizado, e metodologia que foca na necessidade de cada aluno, criamos um ambiente amigável, acolhedor, descontraído, mas sem abrir mão de resultados reais”.


A sócia-fundadora do Fernanda Moura Studio de Pilates conta que ainda existe um estereótipo que cerca a modalidade, mas aos poucos o público tem conhecido de forma mais ampla o grande leque de benefícios que o Pilates oferece para o corpo e a mente. “O Pilates sempre foi visto como um exercício quase que exclusivo para quem precisa de fisioterapia, ou possui uma patologia crônica. Porém, a atividade é bem mais do que isso, pois oferece um grande número de benefícios para o corpo e a mente de todas as pessoas, sendo um dos exercícios mais completos e eficazes para quem está em busca da boa forma e bem estar, podendo ser praticado por todas as idades e biotipos, com quase nenhuma restrição”.


Para conhecermos mais sobre os benefícios que o Pilates oferece, Fernanda Moura listou os 11 maiores motivos para começarmos hoje mesmo a praticar esta incrível modalidade!





Confira a lista:


Aumento da Concentração

Para que os resultados sejam potencializados, o aluno deve manter o máximo de concentração durante a execução de cada movimento, criando assim um hábito que pode ser replicado em diversos momentos do dia a dia.


Ganho de Tônus Muscular

Com todo o fortalecimento físico desenvolvido durante as aulas de Pilates, um dos maiores beneficiados é o abdômen e a região lombar, representando um grande ganho de qualidade e resistência na pratica de esportes e outras atividades físicas como um todo.


Aumento da Flexibilidade

O nível de flexibilidade varia de acordo a fatores como altura, postura, atividades diárias, entre outras Porém, o simples fato da pratica frequente de exercícios de alongamento durante as aulas permite que o corpo saia do modo estático e inicie um processo de maior concentração e circulação de sangue, aumentando assim a quantidade bombeada em cada músculo.


Corrige Problemas Posturais

Esse ainda é um dos principais fatores que motiva para a pratica do Pilates, pois os exercícios são essenciais no tratamento de desconfortos causados pela condição postural, criando um positivo hábito da coluna se comportar na posição correta durante o dia a dia.


Melhora da coordenação motora

Os exercícios do Pilates melhoram a capacidade de realizar movimentos musculares diversos, como andar, correr, pular, agachar-se, etc. Além disso, a modalidade possui exercícios que aprimoram movimentos de precisão rotineiros do dia a dia, proporcionando maior qualidade de vida ao praticante.


Aumento da resistência física e mental

O Pilates auxilia gradativamente no ganho de resistência muscular a respiratória, além de elevar o nível de concentração do praticante, o que promove diversos benefícios para uma velhice mais tranquila e para um dia a dia mais saudável e despreocupado.


Alívio de Dores Musculares

Eliminação de incômodos musculares que podem ser provenientes de um trauma físico, tensões emocionais, desequilíbrio por má postura, fraquezas articulares que sobrecarregam algum músculo e infecções. Além de ajudar no processo de melhora das dores, os exercícios de Pilates fortalecem o corpo prevenindo o surgimento de novos problemas e males.


Menor atrito nas articulações

Por conter um grande número de exercícios progressivos, que não contam com atitudes bruscas, o Pilates não produz impacto negativo nas articulações, diminuindo assim o atrito causado por exercícios de maiores impactos como musculação, por exemplo.


Melhora da Respiração

Os exercícios do Pilates ajudam a controlar a respiração da forma correta, o que potencializa o efeito dos movimentos após a atividade. Mantendo uma inspiração profunda seguida de uma expiração forte, conseguimos estabilizar melhor nossa coluna, o que contribui para uma postura correta, além de diminuir a dor muscular e melhorar o rendimento nas atividades do dia a dia.


Relaxamento e Bem Estar

Pelo fato do Pilates exigir alto nível de concentração e o controle na hora da execução dos exercícios, pessoas com problemas de ansiedade são ajudadas a alcançar maior equilíbrio e bem estar emocional.


Controle do Peso

Em média, 1 hora de Pilates pode queimar de 240 a 450 calorias! Mesmo com os movimentos sendo realizados lentamente, os exercícios movimentam grandes grupos musculares, equilibram o tecido adiposo e promovem a perda calórica de maneira satisfatória.



Ficou surpreso com os muitos benefícios proporcionados pelo Pilates? Que tal começar uma rotina mais saudável hoje mesmo...


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